Acesso Rápido

FAMUR promove ação solidária de vacinação antirrábica em cães e gatos da Zona Norte de Caxias do Sul
12/09/2017


“Solidariedade é o amor em movimento”.
(Autor Desconhecido)

A Faculdade Murialdo (FAMUR), por meio do curso de Medicina Veterinária e da Pastoral Murialdo, promoveu, no último sábado, 9 de setembro, uma ação solidária de vacinação antirrábica em cães e gatos, no Murialdo Santa Fé. A iniciativa integrou as comemorações ao Dia do Médico Veterinário (9/09) e buscou fomentar o bem comum e a saúde única da comunidade da Zona Norte da cidade.

 

Para viabilizar a atividade, os acadêmicos realizaram pesquisas sobre doenças e agravos nos animais da Zona Norte. Além disso, a FAMUR, no dia 25 de agosto, reuniu os atendidos pelo Murialdo Santa Fé para tratar da temática “zoonoses” e fez um censo com os presentes, onde constatou-se que cada pessoa possui, em média, três animais. A partir disso, foi elaborada a ação solidária de vacinação contra a raiva em cães e gatos.

 

Para o Diretor do Murialdo Santa Fé, Frater Emiliano Dantas, a ação abriu possibilidades de beneficiar as pessoas que não têm condições financeiras para fazer as vacinas em seus animais. “Ficou claro que a FAMUR está preocupada com a melhor qualidade de vida e a saúde única da comunidade. Não há dúvidas que o caráter científico e a presença de professores renomados e acadêmicos dedicados fez diferença junto à população carente,” destacou. 

 

De acordo com a coordenadora de Medicina Veterinária, professora drª Fernanda Flores, a comunidade recebeu a FAMUR de braços abertos. Foi uma oportunidade para praticar a missão da Instituição quer tem como um dos princípios a responsabilidade socioambiental. “Pude acompanhar o desenvolvimento dos acadêmicos. Não poderíamos comemorar o Dia do Médico Veterinário de outra forma, beneficiando os seres humanos os animais e cuidando dos animais”, salientou.

        A ação foi também contou com a presença dos professores Fernanda Flores, Flávio Gomes de Oliveira, Miuriel de Aquino Goulart, Mayra Vissoto Ribeiro, Rafael Festugatto, Magda de Toni, Ana Rita Nunes, Juliana Rossa, Ricardo Stein, Rafael Sachett e Ulisses Bisinella. No total, foram aplicadas 200 doses da vacina, onde as famílias no Murialdo Santa Fé tiveram a preferência no atendimento e a vacinação foi gratuita. Para moradores da Zona Norte, o custo por vacina foi de R$ 3,00.

Concomitantemente à ação solidária de vacinação antirrábica em cães e gatos, aconteceu a fase 1 das ações de implantação da biblioteca no Murialdo Santa Fé, como Atividade Prática Supervisionada das acadêmicas de Pedagogia Giovana Santos da Cruz, Raissa Vitória Camilo da Silva e Danieli Boschetti Silva. Interessados em doar livros e outros equipamentos para a biblioteca, entrem em contato pelo e-mail: centraldeaps@faculdademurialdo.com.br .

 

Fotos: Divulgação



Outras Notícias

Dia de Campo reúne estudantes de Agronegócio e Medicina Veterinária
1ª noite do VIII Fórum de Iniciação Científica movimenta estudantes da FAMUR
II Encontro de Saúde FAMUR destaca o Novembro Azul

Mapa do Site