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As atividades que se referem ao Trabalho de Conclusão de Curso referem-se às diferentes formas de realização do trabalho final de curso e terão a denominação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Nos casos em que o Curso de Graduação possuir duas ou mais Componente Curriculares de TCC, obrigatoriamente a primeira delas deverá ter o caráter de projeto de Pesquisa.
A realização do TCC terá o acompanhamento de um Professor Orientador e do professor da Componente Curricular de TCC, indicado pelo Núcleo. Os trabalhos deverão ser submetidos a uma banca examinadora constituída por uma comissão permanente e/ou pelo Professor Orientador do trabalho e por outros professores pertencentes ao corpo docente da FAMUR, conforme a temática investigada.
O Núcleo terá a responsabilidade de orientar aspectos metodológicos do TCC, além da estrutura de trabalho exigida pela FAMUR. Juntamente com as coordenações de curso, o Núcleo tem os critérios de avaliação adequadas ao perfil da instituição e ao perfil do egresso. Caberá ao orientador realizar e acompanhar a execução do TCC a partir desses critérios.

PROCESSOS DO TCC
O processo de organização do TCC será feito da seguinte forma:
1.Organização das definições de TCC dos cursos envolvidos:
a. Área de Ciências Sociais Aplicadas (Administração, Gestão de Recursos Humanos e Ciências Contábeis);
b. Área da Ciências da Educação (Pedagogia);
c. Área de Ciências Agrárias e Veterinárias (Agronegócio e Medicina Veterinária);

2. Definições do componente curricular adequadas para a área;
3. Criação do Componente Curricular de TCC para cada área;
4. Equivalência do componente curricular com o seu respectivo curso (em caso de menos créditos que a equivalente, é preciso realizar ao final do semestre aproveitamento manual);
5. Definição do Professor da Componente Curricular pelo Núcleo de TCC;
6. Recebimento das informações dos acadêmicos quanto à área e ao tema do TCC;
7. Organização das aulas obrigatórias da Componente Curricular de TCC para todos os acadêmicos;
8. Definição do orientador específicos para acompanhamento da temática pelo Núcleo de TCC;
9. Definições de orientação pelo orientador conforme cronograma presencial;
10. Definições e entrega da documentação de TCC da parte dos acadêmicos;
11. Autorização ou não do acadêmico para a ida à banca avaliadora de TCC;
12. Definição de banca pelo Núcleo de TCC;
13. Realização de bancas com professores convidados pelo Núcleo de TCC;
14. Avaliação Final pelo Núcleo de TCC;
15. Publicação do Trabalho Final junto à Biblioteca da Instituição.

PROCESSOS DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Por Estágios Curriculares Supervisionados entende-se o cumprimento de atividades acadêmicas conforme as diretrizes definidas pelo projeto pedagógico de cada curso de Graduação, fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais e demais legislações vigentes.
A avaliação final do Estágio fica a cargo do professor responsável, conforme as diretrizes estipuladas pelo Núcleo. A definição de nota será previamente definida a partir do instrumento de avaliação.
O texto deve ser escrito em Língua Portuguesa, com ortografia correta, seguindo as normas técnicas da Instituição, adequadas às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A apresentação escrita do trabalho deve prezar pela organização, clareza e domínio do aluno na abordagem do tema.
A constatação de execução do trabalho por terceiros ou a compilação parcial ou total de textos e trabalhos já existentes (plágio), sem as devidas citações bibliográficas, causará a automática do aluno e este deverá refazer em sua completude a Componente Curricular reprovada. O não cumprimento dos prazos na execução do trabalho implicará em prejuízos na avaliação do aluno.

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