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Conforme orientação do MEC (2007):

Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI – consiste em um documento em que se definem a missão da instituição de ensino superior e as estratégias para atingir suas metas e objetivos. Abrangendo um período de cinco anos, deverá contemplar o cronograma e a metodologia de implementação dos objetivos, metas e ações do Plano da IES, observando a coerência e a articulação entre as diversas ações, a manutenção dos padrões de qualidade e, quando pertinente, o orçamento. Deverá apresentar, ainda, um quadro resumo contendo a relação dos principais indicadores de desempenho, que possibilite comparar, para cada um, a situação atual e futura (após a vigência do PDI)[1].

 

Desta forma, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) busca delinear a trajetória a ser caminhada pela FAMUR, de forma a desenvolver a sua missão e visão para alcançar seus objetivos institucionais. A partir desta reflexão, após o seu credenciamento e o início de suas atividades em 05/03/2012, a FAMUR inicia seu processo de reflexão sobre a forma de execução de seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI - 2010-2014). Neste sentido, algumas ações foram de suma importância, pois naquele momento era preciso verificar a forma de inserção local e regional da IES. Assim, a Direção e a Mantenedora compreenderam que algumas atividades eram necessárias para tomada de decisão para a execução do seu PDI.

Assim, o ano de 2012 foi caracterizado pela formação da Mantenedora, dos Diretores e Gestores sobre o Ensino Superior e seus sistemas reguladores e avaliativos. Com o entendimento que o PDI é um documento que caracteriza a identidade da Instituição e em sua composição elementar constitui-se da filosofia de trabalho, a declaração da missão e o perfil institucional, as orientações para as diretrizes pedagógicas, as atividades acadêmicas e a infraestrutura que desenvolve e/ou pretende desenvolver nos anos de vigência, e ainda a programação para a oferta de curso.

 

A articulação do Planejamento Estratégico (PE) e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Desde a elaboração de seu primeiro PDI, a Faculdade Murialdo tem buscado alinhar as políticas e diretrizes de sua mantenedora com as demandas das políticas e diretrizes da Educação Superior. O PDI vigente demonstra isto e, ao aditá-lo, mantém-se a mesma postura. A FAMUR tem efetuado uma articulação constante sobre seu PDI e a importância de instrumento, compreendendo-o como alinhador do processo de desenvolvimento organizacional e estabelecendo ações orientadas para resultados acadêmicos, de natureza qualitativa e quantitativa. O PE foi desenvolvido junto a uma Assessoria do SINEPE-RS que teve seu início em 2013; as constantes revisões sistemáticas visaram alinhar todos os gestores para o direcionamento e a gestão adequada dos recursos e capacidades da instituição a fim de propiciar a efetividade do planejamento estratégico e utilizá-lo como instrumento na elaboração do PDI (2016-2020).

Após o mapeamento organizacional da FAMUR, tendo-se avaliado a trajetória da equipe de trabalho, quanto aos valores partilhados, propósito, papel de cada membro, regras de funcionamento da equipe, execução do planejado e outros tópicos de feedback, foram alinhadas as bases dos valores permanentes para as referências que delinearam a construção do PDI (2016-2020). 

Desta forma, o PDI (2016-2020) da FAMUR é o documento pelo qual a instituição estabelece suas políticas de ensino, pesquisa, extensão, gestão de pessoas e gestão administrativa, bem como define a forma de relação com a sociedade e comunidade na qual está inserida.

 

Metodologia para a Elaboração do PDI

 A proposta de elaboração do PDI foi subdividida em quatro principais processos:

a) organização

b) preparação

c) execução

d) finalização

 

O processo de organização constitui-se da preparação necessária para o início do trabalho de construção do PDI.

 

Fonte: Eixo 02 – Relatório Ato Autorizativo Recredenciamento INEP/MEC (2017)     

      

O processo de preparação envolveu aspectos importantes como a mobilização e a motivação para uma maior participação da comunidade acadêmica. E o diagnóstico descreveu o cotidiano da FAMUR para fundamentar a elaboração das políticas institucionais.

Fonte: Eixo 02 – Relatório Ato autorizativo Recredenciamento INEP/MEC (2017)     

 

O processo de elaboração, após o diagnóstico do cotidiano da FAMUR, na qual foi analisada a organização e identificadas as necessidades, inicia-se a elaboração do PDI (2016-2020) FAMUR. Buscou o atendimento dos pontos críticos evidenciados no diagnóstico, e assim, traduzir em políticas institucionais e em planos estratégicos para o alcance dos objetivos esperados. Neste sentido, contempla-se atividades relacionadas à priorização das necessidades e planejamento de metas e ações, abrangendo toda organização acadêmica pedagógica e administrativa da Instituição.

Fonte: Eixo 02 – Relatório Ato Autorizativo Recredenciamento INEP/MEC (2017)     

 

O processo de finalização visou consolidar o documento do PDI 2016-2020, sendo de responsabilidade da Comissão que, em posse de todos os documentos gerados pelos processos anteriores descritos, produziu o documento final e apresentou e aprovou junto à Direção e CONSUP. Por último, aconteceu o processo de socialização e publicação do PDI para a comunidade acadêmica, por meio de apresentação do PDI (2016-2020) nos Encontros de Formação Docente, inserção do PDI (2016-2020) na plataforma de aprendizagem MOODLE. Assim, toda a comunidade acadêmica tem contato, bem como no site oficial da FAMUR.



[1] http://www2.mec.gov.br/sapiens/pdi.html 

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