Acesso Rápido

        A Faculdade Murialdo tem em seu DNA a responsabilidade social e Socioambiental, pois a Instituição integra um projeto educativo maior, sendo mantida pelo Instituto Leonardo Murialdo (ILEM), propriedade dos Religiosos Josefinos de Murialdo, cujo carisma é o trabalho com educação, especialmente de crianças e jovens menos favorecidos.

          Além de a responsabilidade social ser um quesito inegociável para a Instituição, esse envolvimento da Faculdade também está de acordo com o que solicita O INEP/MEC em seu instrumento de avaliação das IES no Brasil: “ A responsabilidade social refere-se às ações da instituição (com ou sem parceria) que contribuem para uma sociedade mais justa e sustentável. Nesse sentido, deverão ser verificados trabalhos, ações, atividades, projetos e programas desenvolvidos com e para a comunidade, objetivando a inclusão social, o desenvolvimento econômico, a melhoria na qualidade de vida, da infraestrutura urbana/local e a inovação social.”

Nesse sentido, a Faculdade Murialdo parte do pressuposto de que sua responsabilidade está na qualidade do ensino e também nos impactos que sua existência gerar na comunidade. Ela acredita que o princípio humanizador e ético da educação deva conduzir o egresso a gerar o bem-estar, de modo que seja cidadão e profissional com atuação positiva na sociedade, sensibilizando-se com os problemas sociais, tais como fome, abandono, violência, drogadição e corrupção, dentre outras questões sociais que impedem a equidade social. Dessa forma, a atuação da FAMUR compromete-se na busca de soluções inteligentes no intuito de amenizar esses problemas, enfatizando na Justiça o caminho para o desenvolvimento.

Tal envolvimento rendeu a conquista, por cinco anos consecutivos (2013, 2014, 2015, 2016 e 2017) do Selo de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

A perspectiva conceitual de Responsabilidade Social da FAMUR está fundamentada no que preconiza a legislação vigente nessa área em relação ao Ensino Superior no Brasil. Dessa forma, segue-se o que consta no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); na Portaria Normativa nº 40/2007 – Inep, que baliza o Instrumento de Avaliação Institucional Externa; na Lei nº 12.881/2013; nas diretrizes da UNESCO sobre Educação Superior; e nas diretrizes da ISO 26000.

 

 Ações de Responsabilidade Social e Socioambiental

 

A FAMUR está diretamente envolvida com ações de responsabilidade social e Socioambiental em diferentes frentes:

1) Atividade Prática Supervisionada Institucional (APS)

2) Convênios com instituições

3) Componente curricular específico envolvendo Responsabilidade Social

4) Núcleo de Pesquisa em Responsabilidade Social

5) Pastoral Universitária

6) Projeto Português para Imigrantes - Parceria entre Faculdade Murialdo e Coletivo Ser Legal

7) Programa de Educação Ambiental: Projeto Sustentabilidade - Reduzir para consumir (Projeto da Rede Murialdo de Educação - Brasil)

8) Sustentabilidade: Cuidar da Casa Comum

9) Projeto: Zika Zero

10) Biblioteca da diversidade: é um espaço virtual para o diálogo constante sobre as relações humanas na contemporaneidade, tem como objetivo sensibilizar para conscientizar. O acervo está inserido no AVA – Moodle da FAMUR – e é constituído por obras disponibilizadas digitalmente autorizadas e legalizadas pela legislação vigente. As obras têm como temática:  Educação e Direitos Humanos, Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Educação das Relações Étnico-Raciais, Ensino de História e Cultura AfroBrasileira, Africana e Indígena, Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, uma reflexão sobre acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Download de Arquivo
Sustentabilidade: Reduzir para Consumir

Download de Arquivo
Laudato Si

Download de Arquivo
Mobilização dos Estudantes ZIKA

Download de Arquivo
Selo ABMES 2016/2017

Mapa do Site