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A Faculdade Murialdo (FAMUR) ao delinear suas políticas e suas diretrizes de ensino, pesquisa e extensão, a partir da indissociabilidade, enfatiza a sua compreensão quanto a concepção integrativa de ensino na Educação Superior, pensando-a a partir de uma contemporaneidade em constante transformação e cujas mudanças estruturam inovações nos atos de ensinar e nos modos de aprender. Nessa perspectiva conceitual, considera a pessoa e seus processos de desenvolvimento e apren­dizagem em um percurso vital e social nos diferentes campos existenciais, sociais e, principalmente laborais, como referência no caminho da formação profissional.

A proposta educacional da FAMUR está articulada no Ensino Investigativo, que se consolida como uma perspectiva teórico metodológica que a instituição compreende como principio educativo; que se define como articulação do ensino, pesquisa e extensão a partir de atividades investigativas imbricada a metodologias pedagógicas integradoras que se articulam para propiciar um processo transdisciplinar por meio do ensino significativo e, desta forma, balizando um aprendizagem colaborativa.

Desta forma, o Ensino Investigativo executa o desenvolvimento das políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão, pelo acompanhamento dos projetos pedagógicos dos cursos; pela elaboração e acompanhamento dos projetos e plano desenvolvimento institucional no que se refere aos assuntos educacionais; pela orientação acadêmico-pedagógica.

Assim, a FAMUR compreende que os diferentes espaços sociais são pedagógicos e constituem os cenários de observação que promovem uma educação problematizadora mediada pelo processo de aprendizagem executada pelo docente mediador. Essa integração significa o educar pelo ensino significativo por meio da aprendizagem colaborativa que, desde o PDI de credenciamento sustenta a opção da FAMUR por uma educação problematizadora, fundamentada para a construção e a produção do conhecimento.

Esta imbricação nos processos de aprendizagem organiza o ensino para o pensamento e, consequentemente, o olhar investigativo, considerando toda a contemporaneidade e suas peculiaridades um campo de exercício da aprendizagem profissional, mediadas pela missão e visão da FAMUR. Assim, se estabelece um elo integrador entre o ensino, pesquisa e extensão que possibilita a visão inter e trans­discisplinar e que baliza a construção dos Projetos Pedagógicos de Curso, a partir do princípio da flexibilização curricular, delineada pela estrutura e conteúdos curriculares ..

Para a realização do ensino investigativo, a FAMUR executa o projeto de ensino “Atividade Prática Supervisionada – APS - Institucional” (Indicador 52 – Manual da APS Institucional); essa prática pedagógica contempla as atividades investigativas e metodológicas integradoras que se articulam no processo de aprendizagem e constituem um lócus de articulação de ensino, pesquisa e extensão e proporciona a vivência da investigação cientifica. O ensino investigativo nos diferentes cursos da FAMUR é adequado para cada área do conhecimento. Por esse motivo, as grades curriculares são elaboradas de maneira a possibilitar a interdisciplinaridade. Assim, a organização curricular em cada semestre é articulada por eixos e temáticas que promovem as orientações curriculares com a finalidade de permitir aportes científicos que constituem as áreas do conhecimento.

 A construção do ensino investigativo na FAMUR e seus cursos de graduação é viabilizada em diferentes espaços pedagógicos como sala de aula, eventos acadêmicos, Fazenda Escolas, Instituições Conveniadas, projetos de extensão universitária e pesquisa.

A duração da APS Institucional depende de acordo com as características e as necessidades específicas de cada curso e incluem controle de frequência e procedimentos de avaliação de aprendizagem regulados por normas específicas. Este espaço construído pelo ensino investigativo oportuniza aos acadêmicos a atuação ativa em espaços técnicos científicos. A FAMUR, além acreditar e desenvolver esta concepção, proporciona os seus espaços didáticos como contextos para atuação científica, como laboratórios de atuação e aprendizagem profissional. Exemplo dessa ação são as suas próprias unidades que são verdadeiros laboratórios. Unidade do Centro dinamiza um contexto para os cursos de licenciatura e bacharelado, pois está inserido em uma instituição de ensino e ação social. Assim como, a Unidade de Ana Rech, que está toda voltada para áreas de conhecimento agrarias e veterinárias, bem como encontra-se inserida em um ambiente educacional e de ação social. 

Considerando os processos aprendizagem e produção do conhecimento propostos pelo Ensino Investigativo e aten­dendo as especificidades de cada área de conhecimento, por meio da indissociabilidade entre pesquisa, extensão e ensino.

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