Acesso Rápido

O Núcleo de Apoio ao Professor da FAMUR desenvolve ações de capacitação ao docente, desenvolvendo atividades como:

a) Capacitação docente por cursos e áreas do conhecimento:

Encontros sistemáticos com os docentes, privilegiando as relações teoria e prática da docência, enfocando: a relação pedagógica no processo de aprendizagem colaborativa, mediadora e dialógica; a metodologia da problematização, a interdisciplinaridade e a indissociabilidade; o uso de novas TIC’s; o ensino investigativo como princípio educativo; a avaliação emancipatória; e a intervenção pedagógica necessária ao desenvolvimento das competências e habilidades específicas ao profissional de cada área de atuação, em algumas áreas com parcerias com os conselhos profissionais. Prioriza-se o desenvolvimento de projetos, com acompanhamento e avaliação contínua da sua implementação.

b) Encontro de Formação Docente:

Realizado a cada final de semestre, o Encontro de Formação Docente prevê a realização de reflexões, tendo como objetivo ser um espaço de discussão, com análise dos projetos de ensino desenvolvidos e planejamento para o semestre seguinte.

c) Capacitação para Docentes Ingressantes:

Em conjunto com a coordenação Acadêmico Pedagógica e o setor de Recursos Humanos, a formação inicial dos docentes ingressantes é desenvolvida semestralmente, tendo como objetivo a reflexão sobre os princípios teórico-metodológicos constantes no PDI e demais documentos da FAMUR e dos Cursos específicos. Apresenta-se a construção do planejamento orientado pelo ensino investigativo com acompanhamento sistemático, realizado pelo do NAP e coordenadores de curso, ao longo do semestre, considerando o movimento pedagógico de ação-reflexão-ação.


Missão

Oportunizar condições de formação para o desenvolvimento profissional docente visando à prática do ensino investigativo por meio da Inovação Pedagógica e da Pedagogia do Amor.

Download de Arquivo
Núcleo de Apoio Pedagógico

Mapa do Site