Acesso Rápido

Formatos de Solenidade

Gabinete

  • A Colação de Grau em regime de Gabinete é uma cerimônia oficial de outorga de grau que acontece de forma individualizada e dispensa o uso de vestes talares.
  • Os acadêmicos aptos, podem optar por esta modalidade de Colação de Grau quanto estiverem preenchendo o requerimento de Colação de Grau, na Central de Relacionamento.
  • A data e o horário da cerimônia serão definidos pelo Comitê de Formaturas.
  • Participam desta cerimônia: o diretor, coordenação acadêmico pedagógica e de curso de graduação, secretária geral, formando e familiar.
  • Os formandos que optarem pela colação em regime de gabinete e que desejarem participar do quadro poderão, mediante pagamento de taxa, ter foto oficial inclusa junto a turma de formandos do seu respectivo semestre de conclusão. Desde que haja a Cerimônia de Colação de Grau Solene no período.


Institucional Solene

  • A cerimônia é realizada semestralmente, em datas estabelecidas no calendário acadêmico e no calendário de formaturas.
  • A organização da solenidade é de responsabilidade do Comitê de Formatura da FAMUR.
  • Trata-se de uma formatura unificada, ou seja, participam da solenidade todos os formandos aptos a colar grau em seus respectivos cursos de graduação, com o intuito de otimizar os recursos e conferir maior notoriedade na sociedade. 
  • A celebração religiosa acontece na Paróquia São Leonardo Murialdo.
  • A colação de grau acontece no Teatro Murialdo.
  • A taxa para participação nesta modalidade de Colação de Grau Solene consta no Guia Acadêmico e é estabelecida pelo Comitê de Formaturas.
  • Colação de Grau Solene será realizada com presença mínima de dez (10) formandos aptos.


Roteiro da Solenidade

1.   1. Início da Solenidade
2. Entrada das Autoridades (composição de mesa) e Formandos
3. Composição da Mesa
4. Execução do Hino Nacional
5. Saudação do Diretor
6. Leitura da Ata de Colação de Grau
7. Juramento (Será escolhido um juramentista para cada solenidade. A escolha será realizada mediante votação entre os formandos)
8.Chamada individual dos formandos
9.Discurso do Paraninfo
* Repete-se os itens 7 – 8 e 9 para cada curso conforme ordem de precedência.
10. Láurea Acadêmica
11.  Aluno Eterno
12.  Assinatura da Ata de Colação de Grau
13. Discurso do Orador
A Solenidade de Colação de Grau contará com apenas um orador. Todos os formandos poderão candidatar-se. Os interessados em participar, deverão escrever um discurso que descreva a experiência da vida acadêmica, a importância da conclusão do ensino superior, motivando os novos profissionais a encararem os desafios desta nova etapa, além de agradecer o apoio dos pais, familiares, amores e mestres. O discurso em versão impressa e vídeo deverão ser entregues na Central de Relacionamento, em período específico constante no calendário para formaturas. A escolha será realizada pelo Comitê de Formaturas.

14. 14.  Discurso do Diretor
15. Comemoração
16. Encerramento da Solenidade

Mapa do Site