Acesso Rápido

 INTERNACIONALIZAÇÃO

 A FAMUR como instituição de caráter filantrópico e religioso, bem como de profundo caráter internacional, sendo a Congregação de São José inserida em 16 diferentes países (Itália, Espanha, Albânia, Romênia, Argentina, Chile, Brasil, Equador, Colômbia, México, Estados Unidos, Serra Leoa, Guiné Bissau, Gana e Índia), entende a internacionalização como uma ferramenta de mobilidade de saberes e de conhecimento, visando garantir uma visão global e interconectada ao seu corpo docente e discente, sendo um componente estratégico de seu planejamento institucional e da política de ensino, pesquisa e extensão acadêmica. Assim sendo, configura-se como uma prática de valor de todos os cursos de graduação e pós-graduação da instituição, da pesquisa e da extensão acadêmica da IES. É parte da política institucional de internacionalização da FAMUR:

a) Estimular cooperações acadêmicas internacionais com instituições de reconhecido valor acadêmico e técnico;
b) Estímulo constante ao intercâmbio do seu corpo docente e discente;
c) Contínua inserção em redes de cooperação e de programas de fomento de caráter internacional;
d) Participação em projetos de pesquisa e extensão de caráter multidisciplinar e colaborativo;
e) Coordenação e participação de eventos de caráter internacional, tanto pelos seus docentes quanto pelo seus acadêmicos; e
f) Captação de recursos de organismos internacionais, visando qualificar ainda mais a estrutura da instituição, seus laboratórios e a mobilidade acadêmica de seu corpo discente e docente.

 As atividades colaborativas de caráter internacional, como a troca de conhecimentos e dados de pesquisa científica, já são realizadas na FAMUR, com redação de artigos científicos e desenvolvimento de projetos de pesquisa com universidades e institutos de pesquisa internacionais.
A FAMUR, conectada às tendências do mundo globalizado, possui o Programa de Intercâmbio Acadêmico, que busca implantar e apoiar a cooperação acadêmica, técnica, científica, cultural, além de incentivar o intercâmbio dos seus acadêmicos de graduação e pós-graduação.

             É interessante destacar que a Rede Murialdo está inserida, por meio da congregação dos Josefinos de Murialdo, em 16 países da América do Norte, América Central, América do Sul, Europa e África. Portanto, a Instituição apoia e desenvolve a cooperação acadêmica, técnica, cientifica cultural e fomenta o intercâmbio dos acadêmicos de graduação e pós-graduação, além de acolher a comunidade acadêmica estrangeiros.

 Assim, a comunidade acadêmica tem a oportunidade de cursar suas componentes curriculares, vivenciando metodologias de diferentes enfoques, pois, o reconhecimento mútuo das diferentes atividades desenvolvidas pelas instituições participantes, proporciona a vivencia profissional em diferentes contextos.  Assim, a FAMUR orienta:

a) Quem participa do intercâmbio acadêmico? Todos os acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da FAMUR.

Além destes requisitos:
1.  ter concluído 25% do total de créditos da organização curricular;
2.  não pode estar cursando o primeiro ou o último semestre do curso;
3.  ter meios econômicos suficientes para financiar a viagem, a estada no país estrangeiro e o seguro saúde obrigatório.

 

Quanto tempo tem de duração o intercâmbio acadêmico? O intercâmbio tem a duração de 06 meses a 12 meses. O acadêmico tem sua vaga assegurada na FAMUR durante o processo de intercâmbio, porém será necessária a renovação da matricula conforme o Calendário Acadêmico da FAMUR.

 
b)    Como é o auxílio financeiro? O acadêmico é responsável por financiar as passagens, visto, hospedagem, alimentação, transporte, seguro-médico, gastos com materiais escolares, gastos pessoais e quaisquer outros custos adicionais associados à sua estada no país estrangeiro.

 

Desta forma, a FAMUR orienta seus processos de internacionalização e intercâmbio a partir da seguinte definição conceitual e metodológica:

 I.CONCEITOS E DEFINIÇÕES:

a) Convênio
Convênio é um instrumento formal jurídico de cooperação, firmado entre a FAMUR e instituições públicas ou privadas, visando à realização de um trabalho conjunto de cunho técnico cientifico- cultural, de interesse comum.  O devido instrumento estabelece as atividades propostas a serem desenvolvidas por todas as partes envolvidas.

b) Termo Aditivo
Para a FAMUR o Termo Aditivo é um instrumento jurídico suplementar, que especifica e detalha as demandas das partes envolvidas, e integra o documento do Termo de Convênio.

c) Carta de Intenções
Para a FAMUR, a Carta de Intenções estabelece a formalização de futuros acordos de Convênios Institucionais. Estabelece ainda, sem caráter jurídico, as intenções e contribuições a serem realizadas pelas partes envolvidas, resumindo os principais termos de um acordo futuro, iniciado através deste documento.

 

II.FORMULÁRIOS

a)  Termo de convênio
     Termo convênio (português)
     Termo convênio (inglês)

b)  Termo aditivo
     Termo aditivo (português)
     Termo aditivo (inglês)
 
c)  Carta de intenções
     Carta de intenção (português)
     Carta de intenção (inglês)

CONFIRA OS FORMULÁRIOS

 

III.METODOLOGIA

Mapa do Site